Cerca de 250 alunos de três turmas do ensino médio, do Colégio Municipal Leopoldo Moreira, visitaram a Câmara de Vereadores entre os dias 16, 17 e 18, acompanhando a rotina de uma sessão legislativa e conhecendo de perto o trabalho dos vereadores.

A visitação é parte do Projeto Cidadania que aborda, juntos aos estudantes, assuntos como democracia e cidadania, e desenvolvido através da disciplina de História pelo professor Wilson Pimenta, ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro.

O professor explica que, o Cidadania, é um projeto do novo ensino médio e objetiva levar os alunos a terem conhecimento sobre cidadania, leis e o funcionamento dos três poderes da democracia (Legislativo, Executivo e Judiciário), e a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas.

Wilson destaca que durante o primeiro bimestre foram trabalhados os direitos sociais, políticos e religiosos, além do artigo 5º da Constituição Federal, que traz em sua redação que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”

“Dentro do Projeto Cidadania, temos o objetivo de levar nossos estudantes a conhecer os três poderes e, essa semana foi dia de visitar a Câmara Municipal para que conheçam as principais atribuições de um vereador, que é legislar, fiscalizar e julgar, além de assessorar o Poder Executivo, através dos requerimentos e indicações legislativas”, afirmou Wilson.

Os parlamentares valorizaram a iniciativa, agradeceram a presença dos estudantes e parabenizaram o professor Wilson Pimenta, a direção do Colégio e demais docentes pela execução do Projeto Cidadania que, defende a necessidade de trabalhar em sala os poderes, para que os alunos possam conhecer a importância das leis para a vida deles, das famílias e da sociedade.

“Ficamos felizes que jovens se interessem e conheçam a Casa de Leis, pois no futuro serão eles quem vão trabalhar e ocupar assento neste parlamento.  Está visita é uma oportunidade para os alunos conhecerem a Casa onde são criadas as leis municipais e perceberem que tudo o que é decidido no Poder Legislativo vai interferir na vida de todos os Sãosimoenses. Vocês precisam aprender isso para que sejam cidadãos efetivos, que saibam votar e cobrar”, disseram.

Satisfeito com o resultado da visitação, na tribuna, Wilson agradeceu a acolhida e receptividade dada por toda a Câmara Municipal, aos estudantes e ao Projeto. E para ele, de maneira geral, os alunos gostaram da experiência.

“Nesses três dias, os estudantes tiraram muitas dúvidas e aprenderam como funciona a Câmara, como funcionam as sessões e como fazem uma indicação ou um requerimento. Não há dúvidas de que, após essas experiências, saíram daqui jovens mais conscientes e politizados. Obrigado aos vereadores e à Câmara por terem nos proporcionando dias de grande aprendizado e conhecimento”, encerrou o professor.