Na tarde desta terça-feira (16), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Ester Giordani tiveram a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Vereadores.

Recepcionadas pela Chefe de Gabinete da presidência, Leila Lenira, as crianças puderam conhecer as dependências da Casa e um pouco do trabalho do legislativo.

Essa visita faz parte do Projeto “Lugar onde eu vivo”, uma iniciativa promovida pela direção do CEMEI, que visa propiciar o conhecimento e a valorização do município, salientando seus pontos positivos, bem como seu desenvolvimento ao longo da história. Sua meta é mostrar um pouco da história da cidade, o que ela tem de melhor e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

A Gestora Escolar Sheila Leite Aguiar, explica que os passeios pedagógicos permitem que as crianças se socializem de uma forma diferente daquela que ocorre nas salas de aula, interagindo com pessoas externas ao convívio e conhecendo as diferenças, sejam outras crianças de turmas diferentes ou mesmo monitoras.

“A realização do “Lugar onde eu vivo” foi motivada pela necessidade de estabelecer uma relação direta entre o que se aprende e se conhece com a realidade das crianças. Assim se estabelece uma forte relação entre passado, presente e futuro, vistos não só como três tempos, mas como partes de uma história, que se unem e formam um conjunto maior em suas somas, desenvolvendo nas crianças uma forma diferente de leitura histórica, onde essas crianças possam conhecer suas origens e importância do local onde vivem”, resume.

Ao proporcionar essa experiência educativa, a direção do Ester Giordani busca não apenas ampliar o conhecimento das crianças sobre a cidade em que vivem, mas também estimular valores como participação cidadã e responsabilidade social desde os primeiros anos de vida.

Ao fim do tour pela Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro, a chefe de Gabinete, Leila Lenira, destacou a relevância dessa experiência para o desenvolvimento das crianças e agradeceu a visita. “É fundamental que desde cedo as crianças tenham contato com os espaços públicos e compreendam seu papel como cidadãos. A vinda dos alunos do Projeto Lugar onde eu vivo, contribui para formação de indivíduos conscientes e engajados, que serão capazes de contribuir para uma sociedade mais participativa e democrática. Foi um prazer recebê-los e serão sempre bem-vindos!” Disse.