A Câmara Municipal entregou, em sessão solene, na manhã da última quinta-feira (13), a Moção de Aplausos 02/2024 ex-jogador profissional de futebol, Humberto Macedo de Miranda, conhecido Betinho Beto Gol. A cerimônia recheada de emoção, depoimentos e homenagens, ocorreu no Plenário Aldo dos Santos Pimenta e teve a presença de familiares e amigos do ex-atleta.

A honraria proposta pelo vereador Adriano Pimenta e aprovada por todos os parlamentares, é um reconhecimento do povo Sãosimoense à atuação do jogador no esporte e, consequentemente, na representatividade que ele sempre trouxe à cidade, com participação, conquistas e artilharia em vários campeonatos e competições tanto em São Simão quanto em outras regiões.

O autor da homenagem enalteceu a carreira do homenageado e citou que a história de Betinho Beto Gol foi bonita, afirmando ser um admirador do jogador, sendo ele uma grande referência para muitos.
“Hoje, estamos aqui homenageando uma pessoa exemplar no esporte e que inspirou e continuar a inspirar muita gente pelos gramados da nossa cidade e região. O Betinho com seu trabalho árduo, dedicação e graças à competência, alcançou marcos significativos em sua carreira profissional no futebol, sendo um motivo de muito orgulho para todos nós”, declarou Adriano.

De forma unanime, todos os parlamentares teceram elogios ao ex-atleta, lembraram seus feitos dentro de campo e comentaram sobre a sua trajetória e carreira, inclusive nos times da região.
” O futebol é emoção, saúde e vida para o convívio da sociedade. Olha quanta coisa bonita o esporte faz: além de ser saudável, traz lazer, alegria e a divulgação da própria cidade”, declararam.

O homenageado

Goiano de Cachoeira Alta e conhecido como Betinho, Humberto Macedo de Miranda iniciou sua carreira no futebol profissional no Boa Esporte de Ituiutaba, onde jogou por 02 anos. Desde menino já era apaixonado pelo futebol e foi no Vila Nova de Santa Vitória, que começou a se destacar nos gramados, com sua habilidade, faro de gol e velocidade. O atleta fez parte do elenco do Bom Jesus Esporte Clube que disputou em 1995, o Campeonato Goiano e logo de início já se sagrou campeão da segunda divisão, conquistando o acesso à elite do futebol goiano. Infelizmente, por falta de verbas a equipe desistiu da vaga. Foi considerado um dos melhores jogadores da competição e aclamado pela torcida do Leão do Sul, como é conhecida a equipe bom-jesuense.

Ainda no profissional atuou no Clube Atlético Paranaense, equipe sul-mato-grossense da cidade de Paranaíba. Depois de encerrar a carreira profissional, ele voltou a jogar no futebol amador, sendo campeão e artilheiro em vários campeonatos. O filho do senhor Jesus Miranda (em memória) e da senhora Marli Macedo de Miranda, reside há 16 anos em São Simão e casado com Eliane R. N. Barbosa, com quem possui três filhos, José Martins Neto, Giovana N.B. de Miranda e Raphaela N.B. de Miranda Betinho é conhecido na região por suas múltiplas vitórias e conquistas durante sua trajetória, dentro e fora das quatro linhas. É um atleta que levou o nome de todas as cidades, por onde passou, com muito brilho.