Reunião entre vereadores e representantes da Superintendência Municipal de Segurança Pública e de Trânsito discute ações e soluções para que haja melhorias no trânsito da cidade
Última atualização em 12 agosto 2025 às 18h53

Na manhã desta terça-feira (12), em reunião promovida na Sala de Reuniões do Legislativo, vereadores e representantes da Superintendência Municipal de Segurança Pública e de Trânsito discutiram ações e soluções para que haja melhorias no trânsito da cidade.
Participaram do encontro, o presidente Professor Fernando; o Coordenador Administrativo de Segurança e Trânsito, Biank Alves Rodrigues; o Coordenador Municipal da Vigilância Patrimonial, Weverton Gomes da Silva do Nascimento; os vereadores Evaldo Elefante, Juan Ruggeri, Léia Cristina, Lucas Vasconcelos, Neno, Patrícia Jorge, Raufi Diones, Renê Fonte, Welington Carvoeiro e Vilarinho.
Durante a reunião, os parlamentares fizeram questionamentos ao Coordenador, quanto ao aumento preocupante nos índices de acidentes no município.
De acordo com o Coordenador Biank, os vereadores solicitaram da Superintendência esclarecimentos e informações sobre tais números e quais medidas podem adotadas para diminuir esses índices e melhorar a segurança no trânsito da cidade e do distrito de Itaguaçu.
Ações de fiscalização nas proximidades das unidades de ensino nos horários de pico, por estar havendo muita desordem e incidentes, demarcação da sinalização horizontal e vertical, também foram ações cobradas pelos vereadores.
Eles cobraram também a revitalização dos pontos de acesso especial próximo às escolas e a implantação de redutores de velocidades, em pontos específicos, que dentro em breve serão instalados, garantiu o órgão.
Biank explicou que a cidade possui uma boa base de demarcação e sinalização das vias, porém, o município ainda não dispõe de uma estrutura fiscalizatória própria, contando apenas com o trabalho da Polícia Militar.
“Para gerenciar e dar maior dinamismo às ações fiscalizatórias é necessária a criação da GCM ou reativação dos agentes municipais de trânsito. Aproveitamos, a oportunidade para apresentar a empresa INEP Brasil, que é uma empresa conhecida nacionalmente pela implantação de GCM’s em diversos munícipios do país”, disse.
Uma reunião foi pré-agendada para acontecer ainda neste mês de agosto com o senhor Hélio Xavier Da Silva, Consultor especializado em projetos de criação e implementação formação, treinamento e capacitação de Guardas Civis Municipais e Presidente do Instituto Nacional de Educação, Pesquisa, Instrução e Segurança Pública – INEP BRASIL.
“Em local e data ainda a serem definidos, nessa reunião o Consultor apresentará aos vereadores alguns esclarecimentos como funcionamento, valores, relação custo-benefício, forma de realização de concurso, leis a serem estruturadas para a criação da GCM”, concluiu.