Reconhecimento público: Associação 1º de Maio recebe moção de aplausos da Câmara de Vereadores por seus quatro anos de trabalho solidário na cidade e em Itaguaçu
Última atualização em 25 novembro 2025 às 14h22
Mais uma sessão de entrega de moção de aplausos lotou o Plenário Aldo dos Santos Pimenta na noite de quarta-feira (12).
Por iniciativa do vereador Neno e coautoria dos demais legisladores, a Câmara Municipal reconheceu publicamente os serviços prestados pela Associação 1º de Maio, de seu fundador Marcos Antônio Bento e da atual diretoria da entidade (presidente Divaine Oliveira Faustino, vice-presidente Reinaldo Ferreira, tesoureiro Alex da Silva
Barbosa e 1º secretário Bruno César de Souza Santos).
No total, seis Moções, devidamente emolduradas, foram entregues em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por cada um dos voluntários acima citados, ao município.
“Fundada em 12 de janeiro de 2021, pelo voluntário Marcos Antônio Bento, a Associação 1º de Maio consolidou uma iniciativa nascida do espírito solidário e do engajamento comunitário de cidadãos comprometidos com o bem comum; e cuja criação teve como propósito essencial a promoção do bem-estar social, o amparo às famílias em situação de vulnerabilidade e a melhoria das condições de vida da população de São Simão e Itaguaçu, tornando-se um importante instrumento de transformação social e de fortalecimento da cidadania”, destaca o texto da moção.
Em seu discurso, o vereador Neno ressaltou o impacto das ações da associação, no município: “Durante esses quatro anos, a 1º de Maio tornou-se um instrumento de transformação social por meio de suas ações de construção, reforma e ampliação de moradias, proporcionando dignidade habitacional a quem mais precisa. É impossível falar dessa trajetória sem reconhecer o esforço de todos os voluntários envolvidos, das famílias e da comunidade. Hoje, em nome de toda a cidade, expresso nossa mais sincera gratidão”.
Alguns momentos marcaram a noite, como o depoimento de cidadãos que tiveram suas vidas melhoradas pelos mutirões solidários da Associação, provocando lágrimas em muitos dos presentes.
A 1º de Maio há uma década realiza um notável trabalho de amparo e assistência social voltado às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Suas ações englobam a construção, reforma e ampliação de moradias, proporcionando dignidade habitacional a quem mais precisa. A entidade ainda atua na distribuição regular de cestas básicas, medicamentos e fraldas, garantindo condições mínimas de sobrevivência, saúde e conforto aos assistidos.
Segundo os vereadores, a Associação 1º de Maio e seus voluntários fazem a diferença na vida das pessoas e podem transformar o mundo em que vivemos, por isso recebem o merecido reconhecimento estes cidadãos que tanto orgulham o nosso município.
“O trabalho voluntário e espírito solidário do Marquinho, juntamente com toda a diretoria, representam um exemplo vivo de empatia, responsabilidade social, compromisso comunitário e amor ao próximo; e que suas ações não apenas atendem às necessidades mais urgentes da população, mas também inspiram a comunidade a valorizar a solidariedade, a cooperação e o engajamento cívico, fortalecendo o senso de coletividade, promovendo a inclusão social e enaltecendo o nome de São Simão, como uma cidade de cidadãos dedicados ao bem comum”, afirmaram os parlamentares.








