Alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Colégio Ipê, tiveram a oportunidade nesta segunda-feira (29), de conheceram a sede do Legislativo e de acompanhar a realização de uma sessão extraordinária.

A visita faz parte do projeto Escola no Legislativo, desenvolvido pela Câmara Municipal e tem como proposta aproximar o Legislativo da população e dos estudantes, comunidades e outros grupos interessados.

Ao longo dessas visitas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto a rotina da Câmara Municipal, participando de atividades pedagógicas, onde podem entender como se dá o processo legislativo e como as decisões são tomadas. Além disso, os alunos visitam os diversos espaços da Casa, incluindo o plenário, e se aprofundam na história do município de São Simão, entendendo melhor o contexto em que vivem.

O Escola no Legislativo é mais do que uma simples visita; é uma verdadeira aula de cidadania, onde os alunos não só aprendem sobre o funcionamento do legislativo, mas também refletem sobre a importância do seu papel como cidadãos ativos na sociedade. O projeto incentiva o debate, a reflexão crítica e a formação de opiniões sobre temas de interesse público.

Entre os principais benefícios do projeto estão a aproximação dos jovens com a política, o incentivo ao exercício da democracia, e a criação de um ambiente propício para que os alunos possam expressar suas ideias e opiniões sobre questões que impactam suas comunidades. Além disso, a visitação ao espaço proporciona um contato direto com a história da cidade, ampliando o conhecimento e a identificação dos jovens com o município.

É um projeto que não só informa, mas também inspira os jovens a se envolverem ativamente nas questões políticas e sociais de sua cidade e país.

Alunos e professores tiveram uma palestra com o procurador jurídico da Câmara, Dr Juliano Ramalheiro Azambuja, aonde foi abordado o processo dos Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário.

A secretária-geral da Câmara, Carla Araújo Ribeiro, reforçou a importância da parceria entre a Câmara e a Prefeitura, com ações que têm despertado o interesse dos estudantes e também das famílias.

“O objetivo é transmitir cidadania, dar conhecimento às pessoas sobre o que faz um legislador, o que é o Poder Legislativo, como funciona uma sessão. E nosso objetivo principal é mostrar ao Sãosimãoense que a Câmara é a casa do povo”, disse.

Ela completa destacando que “saber quem são os vereadores, qual o papel do vereador para a comunidade, o que eles fazem, e até conhecer a Câmara, saber onde é que eles se reúnem, tudo isso é muito importante porque é aqui nesse espaço que é discutida toda a dinâmica do município. É um exercício de cidadania”.

As escolas interessadas em participar podem realizar inscrições para visitas guiadas, através do telefone: 64 9 9966-6932 e falar com a Carla.