Nesta segunda-feira (13), o plenário Aldo dos Santos Pimenta, da Câmara Municipal de São Simão recebeu a enfermeira Amanda Aparecida Silva Mendes, Coordenadora da Atenção Básica, para uma palestra sobre o Outubro Rosa. Vereadores e servidores vestiram a camisa da campanha e puderam ouvir um pouco sobre os fatores de risco do câncer de mama, como ele surge no corpo, a importância do autoexame e exames de rotina, os direitos da mulher que recebe o diagnóstico positivo e puderam tirar dúvidas sobre o tema.

A campanha Outubro Rosa chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção. Segundo dados que a palestrante trouxe, no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 73 mil novos diagnósticos em 2025, com taxa de incidência de 66,5 casos a cada 100 mil mulheres. Dados parciais do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), em 2023, o HCP acolheu 687 novos casos de câncer de mama, sendo 679 mulheres e 8 homens.

 De acordo com Amanda, “esse número é muito alto e as mulheres precisam do autocuidado para não desenvolver essa doença, pois em muitos casos não é possível reverter se descoberto em um estágio muito avançado”.

A enfermeira também alertou sobre quando deve-se começar a prevenir: “não tem uma idade definida para começar a prevenção, a partir da primeira menstruação já é importante procurar um ginecologista ou uma unidade de saúde, mas a maior incidência de casos de câncer de mama é a partir dos 25 anos, que é quando a mulher está na fase reprodutiva, tem filho, amamenta e tem muita mudança no corpo”.

A Presidente da Associação dos Voluntários Portadores de Câncer de São Simão, Adriana Borges, foi convidada a palestrar sobre o tema e aproveitou a oportunidade para trazer alguns números da doença no município e convocou a todos a fazerem os exames preventivos.

Há quase 20 anos à frente da AVPC, Adriana desenvolve em São Simão e Itaguaçu, um trabalho assistencial às pessoas, que necessitam de tratamento no Hospital de Amor de Barretos, cidade referência internacional no tratamento de oncologia.

Ela que coordena duas casas de apoio naquela cidade, para homens e mulheres, afirmou que toda semana a associação é procurada por cerca de 3 pessoas em busca de encaminhamento e tratamento.

“Em São Simão e Itaguaçu, houve um aumento de aproximadamente 282% nos casos de pessoas diagnosticadas com algum tipo de câncer. Atualmente, mais de 200 pacientes estão sendo assistidos pela AVPC, e em tratamento em Barretos”, afirma.

Na oportunidade, a Presidente pediu auxílio dos vereadores para a reforma e outras melhorias na casa de apoio das mulheres, sendo prontamente atendida pelo Presidente Professor Fernando que se comprometeu em ajudar a partir do mês de janeiro do próximo ano. “Para este restante de ano nossa receita já está comprometida, mas em nome de todos os meus colegas parlamentares e desta Casa, deixo aqui meu compromisso em ajudarmos a AVPC, já a partir de janeiro. Aproveito a ocasião para agradecer a você e a enfermeira Amanda pelos relevantes serviços prestados à nossa população e nesta oportunidade, nos trazer tantas e importantes informações”, encerrou Professor Fernando.