Mães atípicas são homenageadas em sessão solene e ONG Amor Incondicional receberá R$ 100 mil para a reforma de sua sede própria
Última atualização em 20 maio 2025 às 08h03

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (14), a Casa Legislativa de São Simão prestou homenagem a pais e mães atípicos — aqueles que cuidam de filhos com deficiência ou transtornos.
A iniciativa, proposta pelo Vereador Presidente Professor Fernando, por meio da Indicação 41/2025, reconheceu a dedicação e o amor incondicional desses familiares, destacando a importância de políticas públicas inclusivas.
O evento que contou com a participação de familiares de pessoas com deficiências, autoridades, alunos da APAE e da ONG Amor Incondicional, trouxe na sua programação palestras com a Psicopedagoga Jane Cristina Santana Paulino e com a Psicóloga Silvani Cristina, além das participações da professora do AEE, Marianny Oliveira Alves e da Assistente Social da APAE, Gisele Medeiros.
A programação cultural teve as apresentações do coral de alunos do Colégio Cora Coralina e do aluno Eduardo, da APAE, que encantou os presentes com sua performance na flauta doce.
De acordo com o Presidente Professor Fernando, a iniciativa visa chamar a atenção de todos sobre a necessidade da criação de políticas públicas para apoiar as mães de pessoas com deficiência, a realização de atividades e ações para conscientizar a sociedade sobre a importância de apoiar as mães, que enfrentam os desafios diários do cuidado com seus filhos atípicos.
“Essas mães são verdadeiras guerreiras. Elas quebram barreiras todos os dias: a do preconceito, a da desinformação, a do julgamento e, muitas vezes, a da solidão. Vocês ensinam ao mundo que amor de mãe não conhece limites, que empatia se aprende no exemplo, e que a maternidade é um ato de coragem constante. A vocês, o nosso mais profundo respeito. Parabéns pelo seu dia e pela sua luta! E, acima de tudo, obrigado por nos mostrar o que é ser mãe em sua forma mais poderosa”, emocionado discursou Professor Fernando.
Um dos momentos mais marcantes e emocionantes da cerimônia ficou por conta dos depoimentos feitos por algumas mães e que foram exibidos nas telas de transmissão da Casa. Em todos os cantos do Plenário Aldo dos Santos Pimenta foi possível testemunhar pessoas de todas as idades, com lágrimas no rosto. Ninguém escapou à emoção de depoimentos tão fortes e emocionados de luta, entrega e de muito amor.
Mãe de três crianças atípicas, duas com autismo nível 2, uma com TDAH, TOD e lesão leve no cérebro, Franciele F. de Assis disse que essa celebração contribui para mostrar para as autoridades e sociedade em geral, a realidade dos familiares das pessoas com deficiência e consequentemente as providências que precisam ser tomadas para que as necessidades existentes sejam atendidas. “Sou sincera em afirmar que é desgastante. A gente tem que ser firme, senão não damos conta. Desde o dia em que descobri o diagnóstico dos meus filhos, meus familiares não aceitaram. O apoio que tenho vem das minhas amigas, da sociedade e da Amor Incondicional. Se não fosse a ONG eu não estaria aqui não! Por duas vezes eu quis desistir! É o sorriso dos meus filhos que me acalma. Tem dias que ponho os meus pés no chão e falo pra Deus que não vou dar conta, mas aí vejo os sorrisos dos três e percebo que já é uma vitória que tenho. Eu não desisto por causa das meninas da ONG”, entre lágrimas e sorrisos, revelou a dona de casa.
Maybe Cabral Alves, Presidente da ONG Amor Incondicional, também é mãe atípica de três crianças. Ela reforça que a ONG atua em defesa dos direitos de todas as pessoas com deficiências físicas e com qualquer tipo de transtorno mental.
“Quando você olha pra eles, tem de lembrar que tem de ter força. Porque é preciso estar ali, do lado deles, quando precisarem. Às vezes, seu filho não tem mais ninguém, só você. Então, é preciso ter força para cuidar dele”.
Para Maybe, renuncia e amor são as duas palavras que melhor definem uma mãe atípica. “Porque você tem de renunciar toda a sua vida, por amor ao seu filho”, disse.
A Assistente de Creche, Patrícia Freitas Lira, explicou que ser mãe atípica não é fácil, “é difícil e ao mesmo tempo prazeroso, porque o sorriso dela é que me faz viver e me motiva todos os dias”.
Patrícia é mãe de uma menina diagnosticada com paralisia cerebral, microcefalia e epilepsia de difícil controle, faz uma reflexão. “Muitas vezes os pais tem filhos sadios que andam, falam, brincam, correm e fazem uma arte e, às vezes, dizem coisas pesadas, mas se soubessem teriam mais paciência. Apesar de todas as dificuldades, se Deus me levasse hoje e, amanhã, Ele me perguntasse se eu queria ser mãe dela novamente, mil vezes, eu responderia”, afirmou.
Para a mãe da Betina, a Procuradora Municipal Daniela Alves Reis Romão, muitas são as perguntas que ficam de como será o futuro das pessoas atípicas. “Como que vai ser na escola? Vai entrar numa faculdade? Vai melhorar a saúde?”
Ela relata que o maior medo de uma mãe atípica é faltar ao filho. “Porque a gente acredita que não tem pessoa melhor do que a mãe pra cuidar de um filho atípico. Às vezes você fala ou pensa que não consegue mais. Mas você consegue, não tem outra saída. A gente consegue, você precisa, tem que ir e resolver. Você tem de ter força, coragem e determinação! Vivemos uma mistura de esperança e medo, mas vivemos pelo amor e cuidado”, ressalta.
De acordo com a tesoureira da Amor Incondicional, Zendra Alves Floriano Galvão, “são muitas coisas que precisamos e não conseguindo isso acaba nos frustrando e desiludindo”, explicou, acrescentando que as dificuldades acabam levando muitas mães ao esgotamento, a depressão e a outras situações que poderiam ser evitadas por meio de ações do poder público. “Precisamos realmente estar próximos as autoridades e a sociedade em geral, para que possamos ser ouvidas, para que nos conheçam, pois muitas vezes não somos atendidos, porque a pessoa que está ali não conhece nossa realidade “
Sensibilizado ante todas as dificuldades enfrentadas por essas mães, a Mesa Diretora e demais parlamentares, em comum acordo, decidiram presentear a ONG Amor Incondicional com um cheque simbólico no valor de R$ 100 mil, para obras de reforma da sede da entidade, que ocupa o prédio que abrigava o PSF Sérgio Antônio de Moura, na Praça do Skate, no bairro Jardim Liberdade I. O valor será devolvido pela Câmara de Vereadores à prefeitura que, por sua vez, fará o repasse a ONG. “Essa ajuda é fruto de muita economia de todos os vereadores e servidores desta Casa. Para que o recurso chegue até vocês, fizemos um acordo de cavalheiros com o prefeito Dr. Wallisson, que fará com que o recurso chegue aos cofres da Amor Incondicional, uma vez que, por força da lei, esta Casa não pode destinar diretamente o recurso ou determinar ao prefeito onde aplica-lo”.
Participou da celebração, compondo a mesa, o Presidente Professor Fernando; os vereadores Evaldo Elefante, Juan Ruggeri, Léia Cristina, Lucas Vasconcelos, Neno, Patrícia Jorge, Raufi Diones, Welington Carvoeiro, Vilarinho; o Presidente da APAE, Idelvan de Souza Camargo; a Presidente da ONG Amor Incondicional, Maybe Cabral Alves e a secretária da Educação Valdirene Oliveira. Por motivos de agenda, o vereador Renê Fonte não pode marcar presença.