Em Paranaiguara, vereadores de São Simão prestigiam o Encontro Regional Sobre a Pavimentação da GO-164
Última atualização em 30 abril 2025 às 15h19

Há anos que os municípios do extremo sudoeste goiano como São Simão, Paranaiguara, Itajá, Itarumã, Caçu e Cachoeira Alta travam uma luta árdua pelo asfaltamento dos 65 quilômetros de terra, da GO-164, que liga o distrito de Itaguaçu ao estado do Mato Grosso do Sul, tão importante para o escoamento da safra regional.
Em mais uma tentativa de buscar apoio junto ao governo do Estado e da GOINFRA e, a coleta de assinaturas para a execução das obras deste trecho, o Sindicato Rural de Paranaiguara e São Simão (SIPPASS) em parceria com a prefeitura de Paranaiguara promoveu o Encontro Regional Sobre a Pavimentação da GO-164.
O evento que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, no Centro Cultural, reuniu lideranças políticas, produtores rurais e a sociedade civil. Marcou presença o Prefeito Barbosinha; o presidente do SIPPASS, Marcos Antônio Alves Capanema; representando o legislativo Sãosimãoense os vereadores Juan Ruggeri, Léia Cristina, Neno e Patrícia Jorge; e o Secretário Municipal de Industria e Comércio, Paulo Resende, que na oportunidade representou o prefeito Dr. Wallisson.
Na oportunidade, o presidente do SIPPASS destacou que, nos últimos anos, a região tem experimentado um grande desenvolvimento econômico graças ao agronegócio.
“Mas para que possamos continuarmos crescendo é necessário que sejam feitos investimentos em transporte e ao pecuarista, dando ao produtor rural e das cidades da região, condições de escoar sua produção. Por isso, se faz necessária a pavimentação da GO-164, de Itaguaçu à ponte do Guilhermão, que muito irá ajudar os produtores da região, como os moradores do Assentamento São Gerônimo, olarias do Angico e da Fumaça, que interligam os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Com acesso às cidades de Paranaíba, Lago Santa, Itajá, Itarumã e outras”, argumentou.
Marcos reforçou que a realização das obras só acontecerá com a união das forças dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e produtores rurais. “Este é primeiro passo de muitos que ainda teremos que dar e, com fé e união de todos, não temos dúvidas que iremos realizar esse sonho e, assim veremos nossa região crescendo e desenvolvendo cada vez mais”, afirmou.
O Secretário de Industria e Comércio, Paulo Resende, lembrou que o asfaltamento vai conectar o distrito de Itaguaçu ao Mato Grosso do Sul, facilitando o escoamento da produção agrícola da região para o Terminal da Ferrovia Norte-Sul e para a Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, situado no Distrito Agroindustrial de São Simão.
“Essa rodovia também será uma importante ligação com a Usina Hidrelétrica do Salto do Rio Verdinho, além de conectar o Triângulo Mineiro ao turístico município de Lagoa Santa”, falou.