Uma das questões que mais estavam pautando as reuniões na Câmara Municipal no início deste ano, era a possibilidade de uma mudança no horário das sessões ordinárias da Casa.

Desde 2022, elas são realizadas no período da manhã, a partir das 9 horas. A sugestão era para que as reuniões ocorressem à noite, com previsão para iniciarem às 20 horas, com a justificativa de que mais pessoas poderiam acompanhar as atividades legislativas.

Em publicação, nas redes sociais oficiais da Casa, o presidente do Legislativo, Professor Fernando, afirmava que pretendia testar um novo horário e por isso, anunciou durante a sessão extraordinária da noite do último dia 26 de fevereiro, uma enquete para saber da população se ela era favorável pela mudança do horário para as 20h (8h para noite) ou se mantinha o horário das 9h da manhã.

A enquete permaneceu disponível no ar até a manhã desta segunda-feira, dia 10/03, contando com a participação de 174 pessoas. E depois de 12 dias de votação, a escolha da maioria, 78,7%, foi para que as sessões ordinárias continuem a serem realizadas às 9 horas da manhã. 17,2% votaram pela mudança para as 20 horas e 4,1% votaram em “tanto faz” e “prefiro assistir online”.

O resultado final foi divulgado através de um vídeo feito pelo Presidente Fernando, onde destacou que o processo foi democrático e realizado na mais absoluta transparência.

“Alguns colegas vereadores também desejam que mudássemos o horário de nossas reuniões, mas antes de qualquer alteração, resolvemos promover essa enquete para que qualquer mudança fosse feita de forma democrática, respeitando a vontade da maioria. Está é uma Casa de entendimento, não onde uma pessoa só define e faz o que quer. A Câmara é a Casa de todos, do povo, não de uma pessoa só. Tem que haver um entendimento de todos. E o entendimento de maioria, de acordo com a votação através da enquete, foi para que o horário fosse mantido e assim permanecerá. Gostaria de agradecer a participação de cada um que votou, pois a sua opinião foi importante e fez toda a diferença. Obrigado e esperamos vocês dia 17 de março nas nossas próximas sessões ordinárias!” Concluiu.