Aconteceu neste domingo, 01, no Colégio Municipal Leopoldo Moreira e no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Itaguaçu), a votação dos novos conselheiros tutelares de São Simão. Eleitos em votação popular, os cinco candidatos mais votados terão mandato de quatro anos, para atuar no Conselhos Tutelar do município. Ao todo, 22 candidatos concorreram às 05 vagas disponíveis para titulares e outros cinco ficaram na suplência.

Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos e devem tomar posse em janeiro de 2024. O voto para esses cargos é facultativo e pode ser exercido por qualquer pessoa maior de 16 anos com título de eleitor regular.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que, para se candidatar ao cargo de conselheiro, é preciso ter ao menos 21 anos, morar no município em que se candidatou e ter reconhecida idoneidade moral.

Vale ressaltar que, os membros do Conselho Tutelar têm por objetivo atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

Confira a seguir quais foram os cinco primeiros colocados que tomarão posse:

  1. Gisele do Biank: 274 votos.
  2. Rosimeire Matos: 218 votos.
  3. Carminha: 213 votos.
  4. Claudia: 168 votos.
  5. Professora Juliana: 158 votos.

Os eleitos agora passarão por um processo de capacitação para desempenharem suas funções com excelência a partir do próximo ano. Suas responsabilidades incluirão receber denúncias de violações de direitos, realizar atendimentos, aconselhamentos, requisitar serviços públicos necessários à efetivação de direitos, entre outras ações que visam garantir um ambiente saudável e protetor para as crianças e adolescentes do município.

Suplentes
Lazinha foi a primeira suplente com 152 votos, seguida por Patrícia da Propaganda com 143 em segundo; Edilson Bozó com 140 votos em terceiro; missionária Rosemeire com 137 votos em quarto; e Jusânia com 120 votos, como quinta suplente.