Saúde: Vereadores participam da 8ª Conferência Municipal de Saúde
Última atualização em 28 abril 2025 às 13h23

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde de São Simão, abordando um tema fundamental: “Gestão Estratégia e Planejamento do SUS, desafios e oportunidades no planejamento da Saúde Pública”.
Organizada entre Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, o encontro realizado na sexta-feira, dia 25, no auditório do Hotel Mágica Visão, reuniu munícipes, autoridades públicas, profissionais e prestadores de serviços visando traçar os destinos de ações e atendimentos de saúde, além de buscar propostas que sejam analisadas na etapa estadual das conferências.
A Conferência de Saúde é o espaço onde a sociedade pode exercer seu direito constitucional de participar do planejamento das políticas públicas do SUS. O evento teve como objetivo discutir temas essenciais para a saúde pública do município.
A realização da Conferência Municipal de Saúde no primeiro ano de governo é uma determinação legal prevista na Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.142/1990), que regulamenta o SUS. Essa é uma iniciativa estratégica e fundamental para o planejamento e a gestão eficiente das políticas públicas de saúde. No início do mandato, a conferência ajuda a definir uma agenda clara e priorizada para a saúde, evitando a dispersão de esforços e recursos, além de envolver a comunidade desde o início, fortalecendo a relação entre governo e cidadãos, criando um senso de corresponsabilidade e garantindo que as decisões reflitam as necessidades reais da comunidade.
Um dos resultados da conferência é a contribuição para a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) e do Plano Plurianual (PPA), que definem as diretrizes, objetivos e metas para os próximos anos. Esse plano é essencial para orientar as ações e os investimentos na área da saúde.
A Conferência, na etapa municipal é a base para o planejamento ascendente do SUS e as propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual e deverão ser representadas pelos delegados eleitos na plenária.
Estiveram presentes, membros do conselho de saúde, gestão municipal, população, os vereadores Juan Ruggeri, Léia Cristina e Neno, representando o legislativo Municipal.