O vereador presidente Professor Fernando sugeriu à Prefeitura a realização de um estudo de impacto financeiro para a criação de um Canal de Atendimento e Ouvidoria Jovem, voltado exclusivamente para a escuta ativa e participação dos jovens do município. 

O objetivo da medida é proporcionar um espaço seguro para que eles possam expressar suas ideias, reivindicações e sugestões para melhorias em São Simão e Itaguaçu.

No documento (Indicação nº.39/2025), Professor Fernando ressaltou que a juventude representa uma parcela significativa da sociedade e, muitas vezes, suas demandas e preocupações não são devidamente consideradas nos processos de tomada de decisão.

“Com a criação desse canal exclusivo, os jovens terão um meio formal e acessível para contribuir diretamente com políticas públicas e melhorias no município. A proposta prevê visitas periódicas às escolas de ensino médio, promovendo um contato direto com os estudantes para recolher suas sugestões e reclamações. Além disso, o canal poderá operar por meio de uma plataforma digital e de atendimento presencial, garantindo maior acessibilidade e engajamento”, descreveu.

Segundo informações, o projeto contribuirá para incentivar a participação cidadã dos jovens; diagnosticar problemas locais a partir da perspectiva juvenil; desenvolvimento de políticas públicas mais alinhadas às necessidades dessa faixa etária e promoção de um diálogo contínuo entre os jovens e o poder público.

“Dessa forma, solicitamos ao Executivo que avalie a viabilidade da implementação dessa iniciativa, visando fortalecer a inclusão e representatividade juvenil na gestão pública. Diante disso, solicitamos aos nobres pares a aprovação da presente matéria”, finaliza.