Vereadores participam no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva da cerimônia de entrega de 78 Chromebooks para alunos da rede estadual de ensino
Última atualização em 17 março 2025 às 10h21

Durante a manhã desta quinta-feira (13/03), o vereador presidente da Casa Legislativa, Professor Fernando, esteve presente na cerimônia de entrega de 78 Chromebooks destinados aos alunos do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Também estiveram no evento os vereadores Evaldo Elefante, Juan Ruggeri, Léia Cristina e Raufi Diones.
A entrega dos equipamentos, que já beneficiou 150 alunos em todo o município, é fruto de uma parceira do Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Educação, com a Prefeitura de São Simão.
Representando toda a classe estudantil, a aluna Luana Felinto recebeu seu Chromebook das mãos do Diretor e professor Dionatan Mendes Medeiros e demais autoridades presentes.
Para o Diretor, a iniciativa reforça a importância da tecnologia no aprendizado e garante melhores condições para alunos e professores.
“O objetivo é promover a inclusão digital e a equidade e para isso, o investimento feito na aquisição desses equipamentos para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino ultrapassa R$ 329,1 milhões. Somente para os alunos da 2ª série, que não recebiam ainda e que a partir desse ano receberão. São 60 mil Chromebooks, num investimento de R$ 150 milhões”, afirmou Dionatan.
Os Chromebooks promovem o uso da tecnologia como aliada pedagógica, garantindo um aprendizado mais interativo e eficiente. Os alunos que não tiverem conectividade em casa para utilizar as funcionalidades do computador poderão utilizar a escola como ponto de apoio para baixar vídeos e atividades e atualizar os programas, e continuar os estudos de forma off-line.
O presidente da Câmara de Vereadores, Professor Fernando, em sua fala ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo governo de Goiás na área da Educação que tem dado frutos em todo o município. “Hoje é motivo de satisfação e orgulho para todos nós professores, alunos e todos os representantes da Educação em termos um governador chamado Ronaldo Caiado e uma Secretária Estadual de Educação chamada Fátima Gaviolli. É muito bom e eu não tenho aqui inveja, tenho comigo o sentimento de orgulho de um modelo de gestão que tem dado frutos, que vem dando certo e que temos de trazê-lo também para o município. Não podemos de deixar de agradecer ao governador e à secretária porque eles não gastam dinheiro com Educação, eles fazem investimentos e o resultado estamos vendo”, disse.
Professor Fernado destacou também a qualidade do ensino e da estrutura ofertados pelo Colégio Estadual Presidente Costa e Silva aos seus alunos.
“Tempos atrás os alunos saiam deste colégio e migravam para as escolas municipais. Hoje, os bons alunos migram do município para cá. Quando estávamos naquele período de pandemia, o meu enteado saiu do Colégio Cora Coralina e veio para cá, ao invés de ir para o ensino médio municipal, porque aqui, estava tendo aulas presenciais e online. Ele veio para cá porque queria um estudo melhor e, como consequência, ao prestar o vestibular passou em quatro faculdades federais para o curso de medicina. Então, hoje, vocês estão muito bem servidos, tanto da parte estrutural quando da parte humana. Estamos aqui, diante de um colégio de excelência, um dos melhores de nossa região. Aproveito para parabenizar ao meu amigo Diretor Dionatan por todo o trabalho desenvolvido à frente da coordenação deste colégio e reafirmar a parceria da Câmara Municipal com você e, com a educação de nossa cidade”, frisou.
Moradora do distrito de Itaguaçu, a vereadora Léia Cristina, saudosista relembrou do tempo de quando tinha que se deslocar de ônibus, diariamente, para frequentar as aulas no Colégio Costa e Silva, onde fez todo o ensino médio.
“Durante três anos de minha vida. todos os dias, às 18 horas, eu saia de Itaguaçu para estar às 19 horas na sala de aula, deste colégio e, estar em casa novamente por volta das 23:30 horas. E, hoje, como mãe de um aluno que faz parte da rede estadual e estuda no Colégio Estadual Castelo Branco, em Itaguaçu, cuja qualidade do ensino é igual à do Costa e Silva, me sinto tranquila, graças aos investimentos que o governador Ronaldo Caiado fez na nossa educação. Estudem e aproveitem de tudo isso aqui, pois o estudo é a única coisa que ninguém conseguirá tirar de vocês”, falou.
O vereador Evaldo Elefante dirigindo-se ao Diretor Dionatan, afirmou que já visitou diversos grupos escolares pelo Estado e em nenhum município encontrou uma estrutura como a do Costa e Silva. “Parabéns Dionatan pelo trabalho que você e sua equipe desenvolvem aqui! É um privilégio para todos nós tê-lo como coordenador dessa instituição. É gratificante estar presente numa escola como está!”, parabenizou.
Raufi Diones, vereador 1º secretário da Mesa Diretora, agradeceu pelo convite recebido, relembrou o tempo de quando foi aluno do colégio e das dificuldades vividas e parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição, cujo modelo de gestão é motivo de orgulho para todo o município.
“É um prazer estar aqui novamente, agora na condição de vereador e representante de vocês. Já fui aluno desta escola, por isso posso afirmar de todo o meu coração que, há cerca de 20 anos, quando aqui estudei, não existia esse padrão não. Fico muito feliz ao retornar aqui e ver todo o trabalho e investimento realizados pelo professor Dionatan e sua equipe. Vendo tudo isso, senti até uma vontade de retornar à sala de aula. Agora me dirijo aos alunos e deixo meu conselho para que aproveitem e façam o melhor uso dessa estrutura, pois muitos não tem ou tiveram a oportunidade que vocês estão tendo em frequentar uma escola praticamente nova e dotada de toda infraestrutura necessária para o aprendizado”, aconselhou.
Segundo o vereador Juan Ruggeri, quem visitar o Colégio Costa e Silva pode ver o resultado de um trabalho sério e de qualidade sendo entregue por seu Diretor e sua equipe.
“Dionatan, tudo isso é reflexo de um trabalho seu e sua equipe. Somos sabedores dos investimentos feitos pelo governador Caiado na educação estadual e é muito bom vermos todos os alunos devidamente uniformizados. Numa realidade, não tão distante, tínhamos alunos que não tinham condições de ter o uniforme para frequentar o colégio e hoje, a realidade é outra. Aproveito para pedir aos alunos para que valorizem essa oportunidade, porque nem todos a possuem”, ressaltou.
Os Chromebooks são pequenos notebooks que possuem o sistema Google for Education, que reúne várias maneiras de compartilhamento do aprendizado dos estudantes. O equipamento permite a realização e correção de trabalhos, provas e atividades e também torna possível o acompanhamento do rendimento dos alunos.