A Câmara de Vereadores de São Simão aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (20), o Projeto de Resolução nº.02/2025, de autoria do Vereador Presidente Professor Fernando, que cria a Comenda Dona Francisca Florinda dos Santos, honraria a ser concedida às mulheres de São Simão e Itaguaçu, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorando no próximo dia 08 de março.

A honraria será conferida às mulheres que se destacaram em diversas áreas da sociedade de São Simão e Itaguaçu contribuindo para o desenvolvimento e o bem estar da comunidade

O projeto prevê que as Comendas – em número máximo de 13 – uma indicação por Vereador – serão entregues, no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher – em sessão solene da Câmara Municipal. Também prevê que nas suas indicações, os vereadores não poderão indicar mulheres que possuam grau de parentesco, até o 3º grau, com o vereador proponente, tampouco a indicação de pessoas que sejam parentes, até o 3º grau, de qualquer outro parlamentar.

À homenageada, no ato da entrega da Comenda será concedido, pela Câmara Municipal, um Diploma de Mérito alusivo à distinção, confeccionado em papel vergê de gramatura 120 acima, com design e especificações definidas pela equipe de comunicação da Câmara Municipal.

Ao defender a proposta, o autor vereador Professor Fernando lembrou que a Comenda leva o nome de uma mulher que personifica os valores de força, resiliência, dedicação a família e ao próximo. “Essa honraria será um reconhecimento a grandes mulheres que fazem um trabalho importante em nosso município”, afirma o Presidente.

Quem é Francisca Florinda dos Santos

Dona Francisca uma matriarca notável natural de Ituiutaba, Minas Gerais, filha de Jerônimo Felipe Trindade e Corina Maria de Jesus. Personificou a essência da família e do lar. Ela construiu um legado impressionante ao longo dos seus 95 anos de vida. Casada com o Senhor Benedito Pereira dos Santos, natural de Capinópolis, Dona Francisca dedicou-se a criação de sua vasta prole: 15 filhos, 83 netos, 70 bisnetos e 58 tataranetos. Sua mudança para São Simão durante o mandato do Prefeito Ronaldo Nunes Chaves marcou o início de uma nova vida, onde ela se tornou uma figura central na comunidade. O lema de Dona Francisca era claro e inspirador: Incutir em seus filhos os valores do bem, ela acreditava na importância de criar indivíduos íntegros e compassivos que fizessem a diferença no mundo. Seu casamento com o Senhor Benedito durou 51 anos, um testemunho do amor e da união que ela cultivava em sua família.

Faleceu aos 95 anos, deixando um legado de amor, união e valores que certamente perdurará por muitas gerações, sua história é um exemplo inspirador de dedicação à família e à construção de um mundo melhor através da educação e do amor. Sua história é um exemplo de dedicação a família, amor ao próximo e força feminina. Ao nomear a Comenda em sua homenagem, reconhecemos o legado de uma mulher que com sua simplicidade e grandeza deixou uma marca indelével na história de São Simão.