Padre Rodinaldo agora é, oficialmente, Cidadão Honorário de São Simão!
Última atualização em 19 dezembro 2025 às 12h22
Em noite de fé, emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal entregou ao reverendíssimo padre Rodinaldo Jesus da Silva o Título de Cidadão Honorário Sãosimoense.
A homenagem, proposta pelo vereador Juan Ruggeri por meio do Decreto Legislativo nº.04/2025, e aprovada por unanimidade pela Câmara, foi entregue em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (15), na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Leopoldo Moreira, com a presença de autoridades, fiéis e toda a comunidade. Concomitante com a entrega do título, aconteceu o encerramento das comemorações do Jubileu de Diamantes (60 anos) de fundação da Igreja Católica de São Simão.
A noite também foi enriquecida com momentos de apresentações musicais realizadas pelo Coral São Simão, que entoou canções marcantes, apresentação de vídeos com depoimentos e a participação do Coordenador da Pastoral de Comunicação, Leandro Mendes, que fez um relato da história dos 60 anos de fundação da paróquia de São Simão.
A outorga do título é um reconhecimento público por seus relevantes serviços sociais e religiosos prestados ao Município, na promoção da dignidade humana e construção de uma São Simão e Itaguaçu mais solidárias e fraternas.
Natural de Wenceslau Braz (PR), aos 38 anos padre Rodinaldo viveu grande parte de sua vida sacerdotal em paróquias paranaenses até ser transferido para a paróquia de São Simão, há sete anos.
Desde sua chegada, o revendo padre tem se destacado pela dedicação pastoral, pelo zelo com a fé e pela constante presença junto ao povo, conduzindo com sabedoria e amor as atividades da Paróquia. Sua liderança espiritual tem fortalecido a vivência cristã e promovido a união das famílias, contribuindo significativamente para a formação humana e moral da comunidade Sãosimoense.
Visivelmente emocionado, padre Rodinaldo falou de sua alegria em ser homenageado e dedicou a honraria ao povo. “Foi grande a surpresa e a alegria que tive ao ser contemplado com tamanha honraria. Gostaria de dizer que este título expressa o que já existe há tempo no meu coração; eu me sinto filho desta terra! Neste ano pude escolher permanecer com aqueles que um dia, sem me conhecer, receberam-me com tanto carinho. Eu abracei um sonho da comunidade que se tornou também o meu. Eu vim pra ficar apenas um ano aqui e, com a acolhida das pessoas, fui percebendo que era aqui, que Deus queria que eu vivesse o meu ministério. Então, eu aprendi a ser padre aqui, em São Simão. Digo que sou mais padre goiano que paranaense”, declarou.
O sacerdote lembrou do saudoso e querido padre Martin, que por mais de 50 anos esteve à frente da comunidade católica da cidade. “Não tem como não lembrar do saudoso padre Martin, que me disse quando aqui cheguei, que a comunidade era muito boa, que as pessoas eram maravilhosas, generosas e acolhedoras. Ele realmente sabia o que estava falando e me ensinou a amar essa comunidade. Sou grato por me fazerem sentir parte da família de vocês”, agradeceu.
Disse ainda contar com a ajuda de todos os fiéis para a conclusão das obras da nova igreja que já demandou mais de R$ 2 milhões em investimentos. “Quero continuar o meu trabalho e também dar muito trabalho para vocês. Que possamos, juntos, concluir a nossa nova igreja. Acredito que minha maior contribuição é mostrar a força da comunidade, buscado, construir pontes e não muros, unindo e não dividindo, entendendo que temos que caminhar juntos, sempre que agimos assim podemos ver o resultado. Não estamos só construindo um templo, queremos acolher melhor, evangelizar mais, alcançar vidas pelo poder da Palavra de Deus e ver as pessoas sendo transformadas. Porque para Deus, tudo é possível! Que possamos nos inspirar no exemplo de São Simão, nosso padroeiro e nos esforçarmos para sermos cidadãos exemplares, servindo com amor e dedicação. Muito obrigado e Deus abençoe a todos!”
Para o vereador Juan Ruggeri, que propôs o título, esta homenagem concedida ao pároco, é um reconhecimento dado pela população, por meio da Câmara.
“Padre Rodinaldo tem escrito uma linda história de trabalho aqui em nossa São Simão. Eu fico muito feliz em poder prestar essa homenagem, que é mais do que merecida, é o reconhecimento de uma trajetória que tem sido construída com amor, fé e compromisso com a nossa cidade. E São Simão e Itaguaçu o abraçou. A Câmara Municipal presta essa homenagem em nome do povo”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o vereador Professor Fernando, presidente da Casa Legislativa, também destacou o perfil ético e o espírito de coletividade do homenageado, citando sua forte atuação na comunidade e o seu comportamento acolhedor. “Em nome da comunidade de São Simão, expressamos nossa mais profunda gratidão por sua presença constante e inspiradora entre nós, verdadeira expressão viva do amor de Cristo em nossa cidade. Por meio de suas palavras serenas, de seus gestos acolhedores e de suas orações, o senhor sustenta, fortalece e renova a fé de nosso povo. Sua vocação sacerdotal é uma ponte entre o céu e a terra, conduzindo-nos com esperança, confiança e amor”, ressaltou.
Ao fim de seu discurso, o Presidente agradeceu ao sacerdote por ofertar sua vida ao serviço do próximo, por ser voz que consola nas horas difíceis e mãos que abençoam, curam e orientam. “Sua dedicação incansável e seu testemunho de fé são fonte permanente de inspiração para todos nós. Sua presença é uma graça para nossa comunidade. Somos gratos por sua entrega generosa, por nos conduzir com sabedoria espiritual e por exercer, com fidelidade e zelo, a missão de verdadeiro pastor de seu rebanho. Que Deus continue iluminando seus passos, fortalecendo sua vocação e abençoando sua missão. Conte sempre com o carinho, o respeito e as orações de todo o povo de São Simão. Muito obrigado!”
A homenagem da Câmara Municipal evidencia o reconhecimento público ao papel espiritual, social e humano exercido pela igreja católica no município e região. Em tempos desafiadores, a atuação do padre e a liderança pastoral de Dom Joaquim Carlos Carvalho continuam a inspirar esperança e fé no coração do povo.
Prestigiou as comemorações o Presidente Professor Fernando; a vice-prefeita Eliana Leonel; o vigário-geral da diocese de Jataí, padre Alessandro; as Irmãs Iosita, Cleise e Valdete de Quirinópolis; os vereadores Evaldo Elefante, Juan Ruggeri, Léia Cristina, Lucas Vasconcelos, Neno, Patrícia Jorge, Raufi Diones, Vilarinho e Welington Carvoeiro; o Coral São Simão; lideranças de pastorais e movimentos.
Biografia Padre Rodinaldo Jesus da Silva
Nasceu na cidade de Wenceslau Braz- PR, em 25 de setembro de 1987. É filho de Jair e Isabel. Quarto filho de 5 irmãos, cresceu numa família católica e desde os 7 anos sempre esteve envolvido nas atividades da igreja. Era empresário no ramo de eventos quando sentiu o desejo de largar tudo
para entrar no seminário diocesano de Jacarezinho, no Paraná. Aos 21 anos, em 2008, deu início aos estudos em preparação para o sacerdócio. Em 2012 formou-se em filosofia no seminário Diocesano Rainha da Paz e em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Em 2016 formou-se em Teologia pelo seminário Diocesano Divino Mestre. Foi ordenado diácono em 2016 na catedral diocesana de Jacarezinho, Paraná. Como diácono, foi trabalhar na paróquia Nossa Senhora das Graças em Cambará. Ordenado sacerdote em 2017 na paróquia São Sebastião, em Wenceslau Braz, Paraná, onde nasceu e cresceu. Foi nomeado como vigário paroquial na paróquia São Francisco e Santa Terezinha em Jaguariaíva, no Paraná. Em 2018 foi transferido para Wenceslau Braz na paróquia São José.
Com a necessidade da missão da Igreja, acolheu o pedido de Dom Antônio para colaborar aqui na paróquia de São Simão. Chegando em 19 de novembro de 2018, quando tomou posse como pároco de São Simão
Sua presença tem sido um exemplo de humildade, caridade e serviço ao próximo, tornando-se uma figura de referência para toda a sociedade sãosimoense.















