A emoção do futebol tomou conta da cidade, na noite desta quinta-feira (16), com as grandes finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo João Antônio de Oliveira da série A e B, organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. Os confrontos decisivos tiveram como palco o gramado do Estádio Adoniro Capanema, com dois jogos muito disputados. O campeonato que levou o nome do saudoso Joãozinho Padeiro, falecido em maio deste ano, foi um pedido do vereador Raufi Diones, feito por meio da Indicação 51/2025.

A homenagem foi um reconhecimento a um grande apaixonado pelo esporte, morador da cidade por mais de 40 anos e fundador do 1º de Maio Futebol Clube, um dos tradicionais times de futebol da cidade.

Prestigiou a cerimônia de abertura e os confrontos, o presidente Professor Fernando; os vereadores Juan Ruggeri, Léia Cristina, Neno, Patrícia Jorge, Raufi Diones e Vilarinho; o prefeito Wallisson José de Freitas e o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Ruitter Fontinelle.

Pela Série A, a grande final foi entre o Brammex E.C. e a Ponte Preta F.C. que ganhou o protagonismo e o contorno dos grandes clássicos disputados outrora nos campeonatos municipais. Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a partida contou com arbitragem filiada à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e foi comanda pelo árbitro Anderson Gonçalves, auxiliado por Jonny Kamenach e Danilo Bonifácio.

Num confronto bastante movimentado e com muitas oportunidades para ambas as equipes abrirem o placar, a partida terminou empatada em 2 a 2 no tempo normal. Betinho e Andinho marcaram pelo Brammex, Wester e João Paulo pela Ponte Preta, levando a decisão para a disputa de pênaltis.

Se durante o tempo normal o jogo foi equilibrado e acirrado, durante as penalidades não foi diferente e ganhou contorno dramático e digno de roteiro de um filme. O gol que deu o título à equipe da Ponte Preta foi marcado por seu goleiro Marcos Vinicius que, depois de defender a cobrança do Brammex, converteu a cobrança por seu time. No final, 5 a 4 para a Ponte Preta que levou pra sua galeria mais uma taça, a de campeã da série A do Municipal de São Simão.

O duelo final da Série B, foi entre o Rio Claro F.C. e Refugo E.C que teve arbitragem da Federação Goiana e foi comandada pelo árbitro Marcus Vinícius, auxiliado por Marciano Ferreira e Alexsandro Dultra. E depois de 90 minutos de muita disputa e rivalidade, a veterana e tradicional equipe do Refugo E.C. levantou o caneco de campeão da categoria, ao vencer o jogo por 1 a 0, com um gol marcado, no segundo tempo da partida, pelo volante Joãozinho.

Ambas as partidas reuniram torcedores, familiares e amantes do esporte local em um clima de muita rivalidade e espírito esportivo nas arquibancadas e ao redor do gramado.

A entrada para os jogos foi 2kg de alimento não perecível, uma ação solidária promovida pela Associação 1º de Maio que arrecadou quase 1 tonelada em alimentos que, segundo o presidente da entidade Marcos Antônio Bento.

Cada doação, dava direito ao doador um número, dando-lhe a oportunidade de concorrer a mais de 40 prêmios, patrocinados pelos parceiros do comércio local, incentivando o fortalecimento do esporte amador no município e promovendo a solidariedade.

A iniciativa é mais uma demonstração de que os eventos esportivos de São Simão e Itaguaçu vão muito além das competições em campo. São também ferramentas de transformação social, construindo uma cidade mais justa, inclusiva e solidária.

“Agradecemos imensamente a todos que participaram e se engajaram nessa corrente do bem. Tudo que foi arrecadado será destinado às famílias da cidade em situação de vulnerabilidade”, destacou Marcos Bento.

Para o vereador Neno, a parceria entre o esporte e a população mostra que, com união e empatia, é possível promover grandes resultados dentro e fora dos gramados e das quadras. “A mobilização da população foi essencial para o sucesso da campanha e essa participação contribuiu para tornar a ação ainda mais especial”, disse.

Em suas redes sociais, o vereador Raufi Diones, parabenizou a organização do evento e os atletas das equipes participantes da competição. “Encerramos ontem mais uma grande edição do nosso Campeonato de Campo das séries A e B. Foi um momento especial de celebração, aprendizado e reconhecimento a todos que fizeram parte dessa jornada esportiva. Parabéns aos atletas, ao secretário Ruitter e ao prefeito Dr. Wallisson, que não mediram esforços para que esse evento acontecesse. O esporte transforma vidas, fortalece laços e é exemplo de superação e união! Seguimos firmes no compromisso de valorizar o esporte amador e incentivar oportunidades para nossos talentos locais”, destacou.

Para o presidente Professor Fernando, além da Ponte Preta e do Refugo, os grandes vencedores foram aqueles que compareceram no estádio Adoniro Capanema e contribuíram com a doação dos alimentos, ajudando muitas famílias. Ele também parabenizou a equipe da secretaria Municipal de Esportes pela organização e promoção da competição e ao prefeito Wallisson José de Freitas pela parceria com a Câmara Municipal.

“Nesta noite, a solidariedade do nosso povo marcou um verdadeiro gol de placa. A final da competição não foi somente para conhecermos os campeões das séries A e B, foi um momento de celebração por estarmos juntos e ao mesmo tempo abençoar as pessoas, com a arrecadação de quase 1 tonelada de alimentos. Hoje, o futebol e a solidariedade entraram de mãos dadas em campo para mostrar que o esporte vai muito além da competição. Os alimentos arrecadados valem mais do que qualquer drible, defesa espetacular ou lance genial. A solidariedade entrou no campo para sair vitoriosa, independente do resultado os vencedores foram todos que ajudaram na ação solidária da Associação 1º de Maio. Parabéns as equipes campeãs da Ponte Preta e do Refugo pelos títulos e parabéns para todos que fizeram parte dessa grande noite”, encerrou.