CAPS I Florescer encerra campanha do “Setembro Amarelo” com o Encontro na Câmara Municipal
Última atualização em 06 outubro 2025 às 13h52

Aconteceu na manhã da última terça-feira (30/09), no plenário Aldo dos Santos Pimenta da Câmara Municipal, o encerramento da campanha do “setembro amarelo”, que é uma campanha destinada a conscientização das famílias em relação ao suicídio que é a segunda maior causa de morte entre os jovens no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Através da parceria entre o CAPS I Florescer – Centro de Apoio Psicossocial e a Secretaria Municipal de Saúde, o encontro trouxe um momento de diálogo com psicólogos sobre a valorização da vida com reflexões sobre os desafios da vida.
A coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial, Nayara Capanema, agradeceu à participação de todos os segmentos e a parcerias com a Secretaria da Saúde e Câmara de Vereadores na promoção do evento.
“Pessoas que tiverem interesse ou até mesmo uma dúvida, podem procurar os profissionais da saúde nas unidades de saúde, mas estão convidados para conhecer os serviços do CAPS, que não atendem somente casos psiquiátricos”.
E acrescentou: “O importante é nunca permitir desistir de buscar apoio, seja com ajuda da comunidade, família e até mesmo da intervenção médica. Precisamos olhar para o próximo e aproximá-lo de nós”, comentou.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS, com o apoio da Câmara Municipal reforça o compromisso de ampliar o diálogo sobre saúde mental, conscientizar a população e fortalecer a rede de prevenção ao suicídio e o encontro objetivou conscientizar sobre a saúde mental, quebrar paradigmas em relação ao tema e resgatar o entusiasmo pela vida, por meio de conversas, risadas e integração. A ação destacou ainda a importância de cada indivíduo e a necessidade de buscar ajuda nos momentos mais difíceis, seja pelos serviços da rede municipal de saúde ou pelo Centro de Valorização a Vida (CVV). Serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar. O atendimento, em todo o país, é 24 horas, pelo telefone 188.
Prestigiou o momento, os vereadores Evaldo Elefante, Vilarinho e Welington Carvoeiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Resende; a cardiologista Alessandra Toledo Miguéis, entre outros convidados. Os demais parlamentares, por terem compromissos firmados anteriormente, não puderam participar e justificaram a ausência.