Controlar a população de cães e gatos em São Simão e Itaguaçu. Foi com essa finalidade que a Câmara Municipal e Prefeitura, em parceria com o deputado federal Daniel Agrobom, trouxeram para o município nesta quinta-feira, 11, os atendimentos do castramóvel itinerante. O veículo, que já percorreu diversas cidades goianas, é equipado com todo o aparato necessário para realizar a castração de caninos e felinos com total segurança.

Contando com o apoio da Associação dos Amigos dos Animais – AAASS, a estrutura de atendimento foi montada na antiga Escola Estadual de São Simão e realizou 52 cirurgias de castração em cães e gatos machos. A previsão era para 60 cirurgias, mas 8 pessoas, previamente cadastradas, não compareceram no local. Todos os atendimentos foram feitos de forma gratuita.

Imagine cuidar de 17 animais. Essa é a história da voluntária Keydiane Soares, que é tutora de 11 cães e 6 gatos.

Na ação do Castramóvel, ela aproveitou para levar os pets ‘Frederico e José’, 2 cães integrantes dessa enorme família. Agora com seus pets castrados, a tutora só tem agradecimentos pelo serviço realizado e destaca que a ação beneficia principalmente as pessoas que não possuem recursos para realizar a castrações dos pets. “É uma oportunidade boa, principalmente para as pessoas que não tem condição de fazer uma cirurgia que é muito cara. Essas cirurgias ajudam a diminuir a população de animais, principalmente, das ruas”, relatou.

Em uma clínica veterinária, o valor do procedimento de castração de um animal macho, com peso de até 15 quilos, pode chegar a R$ 1,5 mil e em uma fêmea até  R$ 2 mil.

Durante o atendimento, as vereadoras Léia Cristina, Patrícia Jorge e o vereador Juan Ruggeri, destacaram a importância das castrações gratuitas, atendendo a população de São Simão e agradeceram a parceria com o deputado.

“Nosso agradecimento especial ao meu amigo Deputado Federal Daniel Agrobom, à sua esposa Yara Guerra e a toda a equipe que trabalhou com dedicação para tornar esse momento possível. Nossa gratidão também à equipe do deputado, em especial à veterinária responsável Drª Vanessa Santos e ao assessor Nilson Lopes, além de todos os profissionais envolvidos”, escreveu a vereadora Léia, em suas redes sociais.

A parlamentar aproveitou a oportunidade para destacar o apoio da AAASS, dos médicos veterinários Gustavo Oliveira e Ana Larissa, estagiários e voluntários que se uniram para garantir o sucesso da ação.

“Agradecemos também ao trabalho e parceria da Associação 1º de Maio, em nome do nosso amigo Marquinho, por todo o suporte durante nosso evento. Aos voluntários Vicente Pimentel, Gabrielly Góis, Luiza Custódio, Nilza Gomes, Márcia Martins, Ana Clara Silva e Keydine Soares.  E, claro, agradecemos à Prefeitura Municipal, em nome do meu amigo prefeito Dr. Wallisson, por todo o apoio e parceria, à Câmara Municipal, em nome do presidente Professor Fernando e de todos os colegas vereadores, por todo apoio e suporte”, agradeceu.