A instalação de churrasqueiras fixas, ao longo da orla da Praia do Lago Azul, é um dos pedidos feitos à administração municipal, pelos vereadores através da Indicação nº.67/2025, aprovada por unanimidade durantes as reuniões ordinárias de agosto.

De acordo com eles, com essa medida, os moradores e visitantes terão espaços mais adequados para o uso de churrasqueiras.

No pedido justificam que a indicação visa promover a melhoria da infraestrutura da Praia, um dos principais pontos turísticos e de lazer do município. “Atualmente, é notável a frequência de famílias, grupos de amigos e turistas que visitam o local com o intuito de lazer e convivência social, sendo comum o uso de churrasqueiras portáteis, o que demonstra uma demanda natural por essa infraestrutura”, disseram.

Para os parlamentares, a implantação de churrasqueiras fixas de uso coletivo traria inúmeros benefícios para a população e para o desenvolvimento local, entre eles: a valorização do turismo, organização e segurança, aumenta a atratividade do espaço para visitantes de outras cidades, incentivando o turismo e aquecendo a economia local.

“Churrasqueiras fixas construídas com critérios técnicos e em locais adequados reduzem os riscos de acidentes, queimaduras ou incêndios, além de evitar o improviso de churrasqueiras em áreas inadequadas”, destacaram.

Outros benefícios foram enumerados na proposta, como:

· Promoção da convivência familiar e comunitária – Oferecer infraestrutura pública de lazer reforça os laços comunitários, promove qualidade de vida e cria um ambiente propício à integração social.

· Preservação ambiental e limpeza urbana – Com a instalação de pontos fixos, é possível organizar a destinação dos resíduos (cinzas, carvão, restos de alimentos), o que contribui para manter a prainha limpa e protegida ambientalmente.

· Acessibilidade e democratização do lazer – Nem todos os frequentadores dispõem de recursos para levar suas próprias churrasqueiras. A estrutura pública garante acesso igualitário ao lazer.

· Estímulo à permanência no local – Uma infraestrutura completa e funcional incentiva que os visitantes permaneçam mais tempo na prainha, movimentando o comércio ambulante e informal (vendedores de bebidas, alimentos, etc).

· Fortalecimento da identidade local – A prainha é um cartão-postal de São Simão, e esse tipo de melhoria contribui para a valorização do espaço como referência regional em lazer à beira do lago.