O sistema de áudio e vídeo da Câmara de São Simão tem uma longa história de evolução nos principais requisitos para levar a informação à população.

Em 2005, a primeira medida foi transmitir as sessões através da Rádio Formato FM, um desafio para a época, pois além das sessões no plenário, já haviam as reuniões itinerantes. Com a Internet nos primórdios, a dificuldade em se conseguir qualidade na transmissão era grande. No mesmo ano já se iniciavam também as filmagens das sessões. Em 2006, passou-se a gravação do áudio das sessões e seu arquivamento, para posteriores consultas, o que facilitou em muito a confecção de suas atas.

Em 2009 se iniciaram as primeiras transmissões via Internet, uma revolução para a época. Contudo, os chamados “streamings”, não realizavam o arquivamento das transmissões, pois os grandes portais como Facebook e Youtube também estavam em seus primórdios.

Em 2013, a Câmara passou a realizar as transmissões através de um novo servidor que trouxe mais qualidade de áudio de vídeo, e assim foi até 2019, quando as transmissões passaram a ser feitas pelos portais, primeiramente pelo Facebook e logo depois simultaneamente pelo Youtube.

Com a reforma do plenário iniciada em 2022, as mudanças foram significativas. A sala de áudio e vídeo, além de ser colocada em frente à bancada, foi ampliada de seus ínfimos 1,3 m² para 8 m² e recebeu novos equipamentos, como mesa de som, microfones e cabeamento, junto aos investimentos, foram adquiridas três câmeras robóticas, operadas à distância, o que foi um grande marco para a modernização tecnológica do plenário.

Mas ainda havia mais algumas adequações para serem feitas, pois com a modernização, os equipamentos que não haviam sido trocados após a reforma, se tornaram obsoletos. Foi então, que ao assumir a presidência, o vereador Raufi Diones imediatamente determinou que todas as adequações fossem realizadas para deixar o plenário apto para atender as demandas relativas às sessões ordinárias e aos eventos solenes.

Foram investidos mais de 23 mil reais em móveis planejados, um computador com alto poder de processamento, dois monitores para o monitoramento das câmeras robóticas, um ar-condicionado para a sala de áudio e vídeo e uma caixa de som bluetooth, para atender tanto às reuniões híbridas quanto pequenos eventos fora do plenário.

Ao lado das adequações de áudio de vídeo, veio também a necessidade de uma atualização no sistema de Internet e rede interna, que ainda vai passar por mais adequações no decorrer desse ano. Foram adquiridos dois switches que aumentam a velocidade de conexão e consequentemente, a qualidade nas transmissões via Internet.

“Quando assumimos a presidência interinamente, uma de nossas principais metas era organizar as demandas nos diversos setores da Casa, principalmente no que se refere à transparência das ações dos vereadores e no Poder Legislativo como um todo; temos ainda muitas melhorias para serem feitas, e acredito que com o empenho e dedicação de todos os vereadores e colaboradores, economizando os recursos da Câmara em cada detalhes, o Legislativo de São Simão se tornará referência no estado de Goiás, em quem sabe do Brasil”, comemorou o presidente interino Raufi Diones.