O vereador Professor Fernando, cobrou por meio da indicação nº.367/2023, que a prefeitura municipal passe a divulgar a lista/relação dos medicamentos disponíveis ou faltosos e de distribuição gratuita, na Rede Pública Municipal de Saúde. Com informações precisas, atualizadas e linguagem simples, essa lista atualizada seria publicada, obrigatoriamente, no site da Prefeitura Municipal de São Simão, na aba Portal da Transparência, e nas dependências das unidades de saúde.

“Acreditamos que é direito do cidadão ter acesso à informação da relação de medicamentos que são distribuídos de maneira gratuita para os pacientes da rede pública municipal, sendo uma divulgação clara, objetiva e transparente um avanço substancial aos que utilizam o Sistema Único de Saúde”, argumenta.

Ele cita que as unidades de saúde que devem disponibilizar a relação dos medicamentos disponíveis e faltosos são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Saúde da Família (UFS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o Hospital Municipal.

Segundo Professor Fernando, a publicação dessa listagem vai facilitar a vida da população. “O cidadão precisa ter ciência de quais medicamentos ele tem o direito de acessar gratuitamente, custeados pelos cofres públicos. Da mesma forma que o conhecimento dos medicamentos em falta ajuda o paciente a não perder seu tempo, deslocando-se até as unidades de saúde e aguardando em filas para serem atendidos e receber a resposta que tal medicamento está em falta. Nossa proposta traz benefícios para os pacientes de São Simão e para todo Sistema de Saúde Pública Municipal”, pontuou.