Vereadores se reúnem com prefeito e secretária de Saúde e discutem sobre os problemas na saúde do município

por Felipe Breno Lamanna publicado 14/02/2021 23h15, última modificação 14/02/2021 23h15

Os problemas vividos por usuários da rede municipal de saúde de São Simão e Itaguaçu foram pauta de reunião na Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira (12/01), entre o Presidente do Legislativo Municipal, Lucas Vasconcelos, o prefeito Assis Peixoto, a Secretária de Saúde, Laize Peixoto e os vereadores Ailton Lopes, Gilmar Do Garimpo, Laerte Nogueira, Ludgero Neto, Professor Fernando, Raufi Diones, Vilarinho, Welington Carvoeiro e a assessora Tessália Borges, representando o vereador Adriano Pimenta.

Na ocasião, os vereadores fizeram perguntas sobre a real situação do sistema de saúde no município e expuseram ao prefeito e a secretária, as reclamações da população a respeito do atendimento no hospital municipal e no setor de ortopedia, e o avanço dos casos de Covid-19 na cidade.

Atenta, a secretária Laize ouviu todas as reclamações e afirmou que medidas serão adotas, urgentemente, para que os problemas sejam minimizados ou resolvidos.  Na sua visão, o debate foi positivo para que se alcance melhorias na pasta.

Segundo ela, os esforços têm sido redobrados para atingir uma condição mais próxima possível do desejável e, alguns avanços já foram alcançados, anunciando a parceria que está sendo feita com a Regional de Saúde de Quirinópolis, que segundo ela, mudará a perspectiva dos pacientes em tratamento de hemodiálise do município e da região.

“Essa parceria entre os municípios pequenos da região irá contar com um investimento de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) destinado à hemodiálise. Um grande benefício para os pacientes que farão uma viagem mais curta para o tratamento, uma vez que, deixarão de ir a Rio Verde e Ituiutaba“, comemorou.

Sobre os casos de Covid-19, Laize afirmou ser grave a situação em todo o município que, até o momento, conta com 47 casos ativos e confirmados, com 6 pacientes internados.

“Devido à pandemia, estamos enfrentando sérias dificuldades para conseguir vagas em UTI, elevando o risco dos infectados”, destacou.

Laize acrescentou que a Secretaria de Saúde irá organizar uma carreata para informar e conscientizar a população sobre o risco do contagio da Covid-19. “E necessário evitar aglomerações e cumprir todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel, além de lavar bem as mãos”, alertou.

O vereador presidente, Lucas Vasconcelos, avaliou de forma positiva a reunião e ressaltou que o objetivo principal foi a busca por informações sobre as ocorrências levadas pela população aos vereadores e apresentar sugestões. “É preciso que se cobre na atuação dos funcionários do hospital maior zelo no atendimento. O cidadão já chega em busca do serviço muito fragilizado”, argumentou.

No final, o Presidente disse que essa será a tônica das reuniões que serão realizadas com todos os secretários: manter uma mesa de negociação constante, levando ao conhecimento da comunidade o resultado das discussões, os pontos frágeis do funcionamento de cada departamento, sempre com o intuito de tentar ajudar a solucionar os problemas.

“Reuniões como essa mostram a independência da Câmara em cobrar do Executivo que é sempre defender a população. Eu também não deixei de fazer as nossas reivindicações em torno da melhoria dos serviços ofertados à nossa comunidade de São Simão e Itaguaçu”, explicou.

O prefeito Assis Peixoto ressaltou a importância da reunião para o desenvolvimento dos trabalhos. “A Câmara é nossa parceira, é o braço direito do executivo, então temos que ter um relacionamento de respeito e realmente atender, pois quando precisamos nossos vereadores estão sempre prontos para nos ajudar, A reunião foi extremamente positiva. A Secretária nos fez algumas explanações dos procedimentos da secretária de Saúde e os vereadores trouxeram algumas reivindicações que já foram anotadas e dadas o devido encaminhamento”, encerrou.

reuniao prefeito e secretária Saude  problemas na saude (2).jpg

reuniao prefeito e secretária Saude  problemas na saude (3).jpg