Por unanimidade, vereadores aprovam mudança e sessões ordinárias da Câmara de São Simão serão à noite e não mais de manhã

por Comunicação / CMSS publicado 23/02/2021 14h50, última modificação 23/02/2021 15h27

- Ver mais fotos -

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na manhã desta terça-feira, 23, o Projeto de Resolução nº.02/2021, de autoria da Mesa Diretora que altera o horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal. A proposta altera o artigo 52, da Resolução 01/2019, estabelecendo que as reuniões plenárias do Legislativo passam a ser realizadas a partir desta quarta-feira, 24, no período noturno, das 20h às 22h, sendo a primeira hora destinada para a reunião das comissões técnicas.

No passado, as sessões ordinárias da Câmara de São Simão já foram realizadas à noite. Contudo, em fevereiro de 2019 os vereadores aprovaram uma Resolução que transferiu essas sessões para o período matutino, com início a partir das 9h.

Durante o mês de janeiro o 1º secretário, vereador Fábio Kebinha, com apoio da Mesa Diretora, manteve, de forma online, em sua rede social, uma enquete com a finalidade de saber a opinião da população em relação a mudança no horário das sessões ordinárias. E a grande maioria votou pelo retorno das reuniões ordinárias no período noturno.

A Mesa Diretora, presidida pelo vereador Lucas Vasconcelos, tem buscado formas de fazer uma gestão participativa, sendo este o primeiro ato de ouvir a população para possíveis tomadas de decisões.

De acordo com a Mesa, o objetivo da mudança é possibilitar a participação de mais moradores nas reuniões plenárias da Câmara Municipal, pois é mais fácil as pessoas comparecerem nas sessões à noite, já que muitas delas trabalham durante o dia.

“A mudança no horário das sessões ordinárias tem, entre outras metas, possibilitar a participação da população nas reuniões plenárias desta Casa de Leis, levando-se em consideração que atualmente a participação popular se restringe a pouquíssimas pessoas no período matutino. A intenção da Mesa Diretora é melhorar, para termos reuniões mais dinâmicas. É uma possibilidade de tentar fazer com que o trabalho legislativo possa ser melhor”, argumentou o presidente Lucas.

Ainda, segundo a Mesa Diretora, os vereadores tem a missão de explicitar cada dia mais os trabalhos realizados na Casa de Leis, a fim de obter o reconhecimento da população, assim sendo, fez-se imprescindível a alteração do referido horário das sessões.

“Ocorre que, em razão do horário estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal, das 19:30h às 21h, grande parte dessa mesma população reclama dificuldades em acompanhar as sessões legislativas, em razão do horário coincidir e adentrar o horário do programa a ‘Voz do Brasil’, produzido pela EBC, cuja transmissão ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 19h às 20h, em todas as emissoras de rádio brasileiras, que é de fundamental importância, haja vista, o objetivo de levar aos cidadãos explicações de como as políticas públicas podem ajudar a população”, justificou.

Além de contar com o apoio de veículos de comunicação, como esta página institucional (www.saosimao.go.leg.br) que você lê esta matéria, que é de extrema importância para informar a população, a Casa Legislativa de São Simão está com novas redes sociais, siga no Instagram @camarasaosimao e no Facebook @CamaraDeSaoSimao para acompanhar os trabalhos do Legislativo Municipal.

- Ver mais fotos -