Com objetivo de ampliar o número de profissionais especializados no atendimento de alunos com deficiência, bem como aprimorar a política de inclusão na rede municipal de ensino, o vereador Professor Fernando, durante a última Sessão Ordinária, indicou ao chefe do Poder Executivo municipal, a possibilidade em ofertar cursos de capacitação e especialização em educação especial e inclusiva para professores.

A medida é voltada para profissionais da rede regular de ensino que trabalham com alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Para o vereador, com os novos especialistas, o Município terá condições de em ofertar salas com recursos, ambientes regidos por professores especializados e equipados com materiais pedagógicos específicos, de acordo com o tipo de deficiência.

“A educação inclusiva pode ser entendida como uma abordagem de ensino que prevê a adaptação do sistema educacional, de forma a garantir o acesso e a permanência para todas as pessoas com deficiência. Cursos de capacitação e especialização na educação especial e inclusiva seria de grande valia para eliminar qualquer discriminação ou preconceito contra PCDs no âmbito escolar, promovendo a valorização da diversidade humana e a efetiva participação desses alunos no sistema educacional. Lembrando ainda que no nosso município temos um déficit de atendimento aos assistidos devido a falta de capacitação e acessibilidade nas instituições de ensino”, justifica.