Câmara de Vereadores devolve R$150 mil do duodécimo à prefeitura para ajudar nas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

A Câmara de Vereadores de São Simão anunciou no final do mês de março, a antecipação da devolução de parte do duodécimo, que totaliza o valor de R$150 mil, à prefeitura municipal. O montante foi utilizado nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus Covid-19, na cidade e no distrito de Itaguaçu.

Para o presidente do legislativo municipal, Lazinho Lacerda, este é um momento de união, em que os poderes devem trabalhar de maneira conjunta em benefício de toda comunidade. “Esse dinheiro foi utilizado em diversas ações necessárias à prevenção e combate do coronavírus. Estamos passando por um momento difícil. E todos nós devemos proporcionar à sociedade o máximo de atendimento”, disse.

De acordo com o presidente, a devolução do valor é parte dos esforços que o Legislativo tem empenhado no sentido de contribuir com o enfrentamento da epidemia que foi possível graças ao apoio dos demais vereadores e da mesa diretora. “Com a Câmara fechada para o público e parte dos servidores trabalhando à distância, conseguimos reduzir ainda mais os gastos e repassar esses valores para ajudar o município no atendimento à população e aos profissionais de saúde”, explicou Lazinho.

Segundo a secretária de Saúde, Liciane Oliveira Nora, dos R$150 mil, R$118 mil foram empregados na aquisição de medicamentos destinados ao combate do novo coronavírus e o restante de R$32 mil usados na compra de EPI’s para os profissionais da saúde.

Desde o anúncio da pandemia da Covid-19, a Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro adotou uma série de medidas de prevenção. As duas principais delas foram a restrição no acesso do público ao prédio do Legislativo Municipal e a suspensão de todas as atividades com a presença de visitantes. As sessões ordinárias também passaram a ser realizadas com o plenário esvaziado, porém transmitidas pela TV Câmara, como já ocorria normalmente.

“E em meio a essa pandemia, seguimos com o atendimento à população, analisando e aprovando as matérias legislativas, em caráter de urgência, sempre com muita transparência, com transmissão ao vivo das sessões através do nosso portal e redes sociais, evitando que o cidadão venha até a Câmara e possa acompanhar tudo sem sair de sua casa, cumprindo assim com as medidas da quarentena”, afirmou o presidente Lazinho Lacerda.

Redação: Fabio Freitas